20 de outubro de 2008

ESTRELAS

Não, Vinícius! Não mudei de idéia, não mudei de predileção. O seu "Soneto do Amor Total" continua sendo o que sempre foi: o que me toca. Tudo aquilo que eu gostaria de ouvir, tudo aquilo que eu gostaria de recitar foi escrito por você. Porque "amo-te, enfim, com grande liberdade/ dentro da eternidade e a cada instante" me acalma. Mas "amo-te como um bicho simplesmente/ de um amor sem mistério e sem virtude" me agonia... " e de te amar assim, muito e amiúde/ é que um dia em teu corpo/ hei de morrer de amar mais do que pude" me completa, satifaz.
Então, não duvides da minha devoção.
Mas não tenho as visto, Vinícius, quando chego à janela. Mandei-as embora quando assim fui também.
E agora me fazem falta, receio que não voltem. Ah, meu bom Vinícius, você teria inventado uma Bossa sobre tudo isso!


Para que elas não se percam de mim:


Ouvir Estrelas


"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!"
E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila.
E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.


Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizes, quando não estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".



Olavo Bilac.

3 comentários:

Chucrutiz disse...

Estou indo dormir agora, com alma massageada...



Saudade!

Juliana Fontes disse...

Ah, Mag, não tenho as visto quando olho para a janela e tento explicar a minha noite...
Sei que voltarão.
Talvez sejam os meus olhos.
Talvez seja a minha mágoa.


saudades tbm.

Lívia. disse...

Porque amor é mesmo tudo isso. É aquilo que acalma e agonia, que completa, satifaz e faz falta.
Amor é intenso. É total. É mistura de tudo com algo mais.

ps: Se a gente tem forças pra mandar embora a gente tem o grito pra chamar de volta.

Beijo, minha amiga Ju! ;*